• Foto do escritorJefferson Negreiros

DISTIMIA - O que é?

A DISTIMIA é um tipo de depressão, significa “mau humor”. Trata-se de um transtorno psiquiátrico. É menos grave do que a depressão maior, mas geralmente dura mais.

Muitas pessoas com esse tipo de depressão descrevem terem sido deprimidas desde muito tempo ou sentem que estão entrando e saindo da depressão o tempo todo. A pessoa com Distimia passa anos doente antes mesmo de perceber que precisa de ajuda! E quando percebe, já desenvolveu um quadro grave de Depressão.

Você provavelmente conhece alguém com Distimia. São aquelas pessoas que estão sempre se queixando, mau humorados, queixando-se de pensamentos desastrosos ou catastróficos ou até mesmo aquelas pessoas que não gostam de sair e/ou de ver pessoas.

O principal sintoma da distimia é um humor baixo ou triste de longa duração. Pessoas com distimia também podem ficar irritadas facilmente. Outros sintomas incluem:

• Aumento ou diminuição do apetite ou peso

• Falta de sono ou está dormindo demais

• Fadiga ou baixa energia

• Baixa autoestima

• Dificuldade em se concentrar

• Indecisão

• Desesperança ou pessimismo

COMO É O TRATAMENTO?

A Distimia é uma doença que pode ser tratada e superada, é muito necessário o acompanhamento profissional.

Pode não aparentar estar doente! Porém é importante buscar um médico psiquiatra e pode ser necessário fazer uso de medicações.

As medicações são importantes, porém o tratamento só será eficaz se o paciente também buscar a PSICOTERAPIA com Psicólogo para auxiliar na forma de pensar a vida e como percebe a si mesmo e o mundo.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO?

A duração do tratamento depende do ritmo do paciente e de como se dedica e se engaja no tratamento até a diminuição dos sintomas para que possa levar uma vida psicologicamente saudável.