• Jefferson Negreiros

Sintomas do Estresse!

Atualizado: 22 de Nov de 2018

Veja aqui os risco de estar constantemente estressado! Quais os sintomas?

Muitas vezes nos perguntamos! Estou estressado? Mas nunca sabemos ao certo se estamos ou não.

E ainda confundimos se é porque estamos com níveis elevados de irritabilidade, nervoso; o stress está associado a muitas coisas inclusive a irritabilidade, nervoso com tal situação e etc.

Em situações de risco, o corpo reage sobre essas influencias, produzindo então um hormônio chamado adrenalina e noradrenalina, e faz com que nos propicia uma potência muscular e maior probabilidade de sobrevivência, para melhor ilustrar, é como se ao levar um grande susto, o indivíduo toma atitudes que nem imagina que é capaz, e depois do susto, o corpo volta ao seu estado metabólico normal. Segundo Cunha, 2013:

Durante situações de stress, a região cortical da glândula adrenal secreta hormônios corticóides (glicocorticóides), importantes para a disponibilização imediata de energia, mas que se permanecerem na circulação por longos períodos de tempo podem ter efeitos imunossupressores, aumentando o risco de doenças infecciosas, explicando em parte, a ligação entre stress e o sistema imunológico.

Possuímos dois tipos de estresses, o estresse negativo e o positivo:

O Negativo é quando estamos sob influencias negativas do cotidiano, causando efeitos psicológicos como: ansiedade, tensão e oscilação do humor, mas além dos efeitos psicológicos o problema pode atingir de maneira marcante o funcionamento do corpo.

Já o estresse positivo, é quando recebemos esses estímulos diariamente, importantes para resposta rápida que garantem a sobrevivência. Então o corpo e a mente tornam-se mais ágeis durante situações que requer grandes desafios.

Os sintomas físicos mais comuns são:

· Queda de cabelo; ou seu branqueamento (despigmentação nervosa);

· Níveis elevados da hipertensão arterial (pressão alta);