Buscar
  • Jefferson Negreiros

O QUE É O TRANSTORNO DE PÂNICO? SINTOMAS E COMO TRATAR?


O Transtorno de Pânico (TP) são ataques de pânico, medo intenso ou um desconforto muito grande, acontecem de forma inesperada e recorrentes. A pessoa que está diante deste problema ou que enfrentam dia a dia o TP, percebem que as crises podem acontecer uma ou mais vezes por dia, semanas, meses e até anos.


São crises inesperadas, ou seja, não existe um indício ou algo óbvio que esteja desencadeando. O ataque parece vir do nada. Mas também pode acontecer, quando se sabe que tal situação é esperada a ter um ataque e de fato a pessoa já espera que a crise aconteça.


A frequência e a gravidade variam de pessoa para pessoa. Podendo acontecer uma vez por dia ou mais, ou uma vez por semana, uma vez por mês. Pode durar meses ou até dias.


Geralmente é muito confundido um ataque de pânico com doenças físicas como um ataque cardíaco (Infarto Agudo do Miocárdio), transtorno convulsivo, sensação de morte iminente.


Ou também pode estar relacionado com preocupações pessoais, como constrangimento ou medo de ser julgado negativamente pelos outros, devido os sintomas do TP serem visíveis, fazendo com que a pessoa acabe evitando sair com amigos, pessoas e pensar que pode ter uma crise e ser julgada, achar que está enlouquecendo/ perdendo o controle de si.


Quando está passando por esse processo, a pessoa começa a evitar algumas atividade e rotinas como uma forma de esconder o que está acontecendo ou minimizar/evitar os ataques de pânico como:

  • Esforço físico;

  • Restringem algumas tarefas e atividade cotidianas;

  • Evita situações que possam geram Ansiedade e/ou Agorafobia como, sair de casa, usar transporte público, fazer compras


QUAIS OS SINTOMAS?


Alguns pacientes relatam se sentirem muito ansiosos, preocupações excessivas com a saúde física e mental;


Pensamentos catastróficos, pensam que podem ter um infarto a qualquer momento, dor de cabeça muito forte que pode ser um tumor cerebral.