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  • Jefferson Negreiros

Perder Peso

Atualizado: 22 de Nov de 2018

Conheça aqui os estágios motivacionais para perder peso! Sim você pode, sim você consegue. Leia o texto na íntegra.



Para que consiga passar pelas mudanças necessárias para redução de peso é muito importante fazer uma autoreflexão de suas ações e pensamentos. Precisa encarar que a obesidade de fato não é saudável e ela pode apresentar comorbidades com outras doenças e isto não é legal!  


Segundo Norman e Conner, 1996, a motivação para a mudança requer uma percepção da ameaça ou os riscos que a obesidade pode causar, nem sempre a intenção de perder peso leva a uma mudança de comportamento. Ou seja, não basta ter somente a intenção, precisa querer estar disposto a mudar!


Existem 5 estágios para analisar as motivações internas para iniciar ações para perder peso segundo Prochascka, DiClemente e Norcross, 1992:

A primeira como sendo uma Pré-Contemplação: aqui o indivíduo passa a ter idéias de como perder peso, o que a obesidade está influenciando negativamente na sua vida, e passa a buscar meios e métodos para redução de medidas.


Contemplação: Faz uma análise dos motivos bons e ruins de iniciar um tratamento. Se vai ser bom ou ruim!, como irá fazer isso!, situação financeira, emocional, entre outras.

Preparação: É a fase onde entra o planejamento, como as pessoas, o ambiente, o meio onde vive irá favorecer para que a mudança ocorra.


Ação: Aqui é a fase onde de fato começa agir com exercícios físicos, dietas, acompanhamento médico, manutenção do comportamento. Nota a ajuda das pessoas ao seu redor contribuindo para que possa perder peso, por exemplo, os familiares passam a deixar de ingerir alimentos ricos em calorias e passam a aderir alimentos mais nutricionais para acompanhar a pessoa que quer perder peso.


Manutenção: Aqui é a fase onde requer grande atenção para não ter recaídas, sejam elas por estresse, problemas familiares, conjugais, de trabalho e uma séries de outros fatores. Também nota-se a importância de ter um acompanhamento médico especializado para auxiliar no tratamento e além disso, recusar lugares que podem gerar recaídas.

Sabemos que não é uma tarefa fácil não é mesmo!, minha sugestão é, se você de fato busca perder peso, não apenas por uma questão estética, mas sim por saúde, vale sempre investir em você mesmo (a)!



Procure estabelecer metas para sua vida, objetivos, projetos, por exemplo:

Após ler esse texto, projete para amanhã ou até hoje mesmo, um número de metas a atingir, se não conseguir 100% por motivos maiores, cumpra pelo menos 70% ou 50% do que planejou! E ao final do dia, analise-se e veja o quão satisfatório é quando consegue algo que planeja. Por que não fazer planejamentos sempre? 

A vida é isso, sempre se planeja algo referente aos outros, ao trabalho, a casa. Mas isto é algo ruim de fazer? Não, falo aqui no sentido de fazer algo para você mesmo, planeje algo voltado a você, para melhorar sua saúde física e mental.

Se você está pretendendo perder peso, reflita quais situações podem favorecer para que volte aos hábitos antigos? O que você pode fazer para mudar isso? Reflita também em pesar suas razões para MUDAR e para NÃO MUDAR!

O que você sente quando pensa em fazer mudanças?

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