• Jefferson Negreiros

O que você precisa saber sobre Obesidade!

Atualizado: 22 de Nov de 2018

Saiba aqui o que é a Obesidade, suas causas e tratamentos. O que é Cirurgia Bariátrica e seus benefícios.

A obesidade vem crescendo gradativamente nos últimos anos, segunda a OMS (Organização Mundial da Saúde) esses dados são do mundo todo e divulgou em 2008 mais de 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres estavam obesos. Além desses levantamentos, 65% da população que sofrem com o sobrepeso e obesidade possuem o risco de vida em detrimento dos que tem peso muito abaixo do normal e desnutrição.

O que é comorbidades?

Em decorrência da obesidade, surgem outros tipos de doenças como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, taxas elevadas de gordura no sangue, diabetes entre outras, provocando riscos gerais à saúde.

O elevado número de obesos mundialmente, começaram a levantar grandes preocupações nas autoridades fazendo com que fossem exigidos dos profissionais grandes esforços desde o médico até as equipes multidisciplinares para encontrar alternativas para o manejo adequado dessa doença. Pensando nisto, entra neste cenário a Cirurgia Bariátrica, no intuito de auxiliar no controle dessa doença, oferecendo grandes ganhos desde a redução de peso significativo e prolongados até a redução de comorbidades associadas.

Segundo Flores, 2014:

No Brasil, o número de cirurgias bariátricas praticamente quadriplicou, aumentando de 16.000 em 2003, para 60.000 em 2010. Para que uma pessoa possa ser considerada candidata à cirurgia bariátrica, é necessário que seu índice de massa corporal (IMC) seja maior do que 40 kg/m², ou esteja acima de 35 kg/m² com comorbidades associadas à obesidade (diabete tipo II, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteoartrites e outras). Além disso, é necessário ter havido tratamento clínico prévio insatisfatório, por pelo menos dois anos.

O que é IMC ?

(Índice de Massa Corporal), segundo a ABESO (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica, o IMC  baseia-se pelos padrões internacionais desenvolvidos para pessoas adultas descendentes de europeus.

O IMC não distingue massa gordurosa de massa magra, embora seja um bom indicador.

A etiologia da Obesidade, ou seja, sua causa é muita abrangente, complexa e multifatorial, existem vários fatores desde genéticos, como o ambiente, estilo de vida e fatores emocionais. Estudos apontam que a maior taxa de obesidade ocorre em populações com maior grau de pobreza e menor nível educacional, mas como isso? Geralmente em populações mais pobres, as pessoas tendem a recorrer a alimentos mais baratos, ricos em açúcar e gordura e menos informações para ajudá-las na escolha correta na ingestão de alimentos saudáveis.

Outros fatores curiosos da Obesidade:

· Em várias fazes da vida como infância precoce e adolescência podem influenciar no ganho e peso;

· Maior ganho de peso após a menopausa, que está relacionada ao estilo de vida;

· Tabagismo: após o abandono do cigarro o indivíduo ganha de 5 a 6 quilos;

· O casamento pode influenciar no ganho de